Possíveis futuros para o ensino superior na América Latina e no Caribe: antecedentes, situação atual, cenários e alternativas
Resumo
No século XXI, a UNESCO, a OCDE, o Banco Mundial e outras instituições - assim como universidades e centros de pesquisa - têm feito esforços para delinear as prospectivas da educação superior e seus possíveis cenários. Mas o esforço mais sistemático em minha opinião, tem sido o realizado recentemente pela UNESCO e pela UNESCO-IESALC. Este artigo realiza uma breve análise de 5 documentos publicados pela UNESCO, entre 2021 e 2022, anteriores à III CMES da UNESCO, -realizada em maio de 2022 em Barcelona-; e formula cenários alternativos aos oferecidos pela UNESCO em alguns desses relatórios, sobre os possíveis futuros da educação superior, em um mundo onde predominam a incerteza e a complexidade, e que enfrenta desafios como a mudança climática, a rearticulação geopolítica, o aumento da desigualdade, a polarização política e a acelerada disrupção tecnológica. Também destaca que, embora a América Latina e o Caribe sejam uma unidade, as diferenças entre as diferentes sub-regiões são enormes. Portanto, não é fácil traçar uma prospectiva de educação superior para a região como um todo, apesar das características comuns. Apesar dessa situação, neste trabalho recomendamos ações concretas específicas em relação ao ensino superior na região, que, se adotadas, implicariam uma alternativa melhor para o futuro do que a que prevalece hoje. Mas isso vai depender das variáveis que elencamos neste artigo e de uma multiplicidade de fatores regionais e globais.
Direitos de Autor (c) 2023 Francisco López Segrera
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.