«Esses índios nunca aprendem»... Universidade, racismo e interculturalidade no Peru

Kay indiokuna mana hayk’aqpas yachankuchu… Perú suyupi hatun yachay wasi, ch’eqmi kausay, tinkuykuna nisqamantawan

Palavras-chave: Universidade; povos indígenas; interculturalidade; racismo; diversidade cultural

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir criticamente a continuidade de antigas estruturas coloniais na universidade peruana que impedem sua transformação em uma instituição relevante que atenda à diversidade cultural do país. Dado que a universidade continua operando sob a perspectiva monocultural e hegemônica do conhecimento ocidentalizado que torna invisível e folcloriza o conhecimento e os mundos de outros povos andinos, amazônicos e afrodescendentes. Uma breve referência histórica é feita ao encontro colonial e aos mecanismos de poder nos quais a universidade se constitui como uma instituição de elite que opera sob modelos europeus desde a época colonial até o presente. A partir dessa ideia, o trabalho reflete sobre experiências de universidades nacionais com grupos de estudantes de origem étnica nas primeiras décadas do século XXI, especificamente sobre os programas de ação afirmativa, nos quais o autor teve experiência como aluno e, posteriormente, como professor em duas universidades públicas. Para abordar o assunto, o artigo está organizado em três seções : dominação e herança colonial da universidade peruana; diversidade cultural, racismo e universidade; emergência intercultural na universidade e ideias finais.

Biografia Autor

Vicente Torres Lezama, Universidad Nacional de Arte Diego Quispe Tito del Cusco, cusco, Perú

Antropólogo quechua; maestro y doctor en Antropología Social por la Universidad Iberoamericana de México. Con Diplomado en Patrimonio Cultural por el Instituto Nacional de Antropología e Historia en México. Profesor ordinario de la Universidad Nacional Micaela Bastidas de Apurímac, profesor de pre y postgrado en la Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco y Universidad Nacional de Arte Diego Quispe Tito del Cusco. Sus líneas de investigación se centran en los Estudios Andinos: fiestas, peregrinaciones, mayordomías y rituales del sur peruano.

Publicado
2023-07-30
Como Citar
Torres Lezama, V. (2023). «Esses índios nunca aprendem». Universidade, racismo e interculturalidade no Peru. Educação Superior E Sociedade, 35(1), 321-363. https://doi.org/10.54674/ess.v35i1.767
Secção
Artigos com tradução/idiomas indígenas