As lutas dos povos indígenas e afrodescendentes da América Latina na educação superior.
Resumo
Em meados do século passado, os Povos Indígenas e Afrodescendentes da América Latina impulsionaram um renovado processo de lutas com o objetivo de enfrentar as profundas desigualdades e desigualdades que enfrentam como grupos sociais. Essas lutas questionam o caráter monocultural e homogeneizante dos Estados Nacionais contemporâneos e de suas instituições como um todo, exigindo uma mudança para uma abordagem intercultural que respeite, reconheça e participe das diferentes visões de mundo, saberes, práticas, linguagens e territorialidades que compõem o mapa. parceiro político desses estados.
O artigo contextualiza de forma muito geral o impacto que essas lutas estão tendo na Educação Superior na América Latina com o objetivo de descrever os avanços mais significativos, bem como os principais dilemas e desafios identificados no andamento das várias experiências e espaços gerados em, entre universidades, Instituições de Ensino Superior (IES) e comunidades e grupos indígenas e afrodescendentes para atender às demandas de acesso e participação desses povos. Da mesma forma, busca delinear aspectos centrais que expressem a necessidade de avançar na formação intercultural neste nível de ensino.
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.