Acesso aberto (oa) às informações. Proposta para sua aplicação na aprendizagem da fisiologia médica
Resumo
Toda pessoa tem direito a receber informação. A livre disponibilidade do conhecimento é uma ferramenta básica para favorecer a equidade entre os membros de uma comunidade. Os pesquisadores financiados por fundos públicos têm a obrigação moral de fazer com que os resultados de sua pesquisa sejam livremente disponíveis para todos. O desenvolvimento da ciência e da técnica é dependente da divulgação do conhecimento prévio. O livre acesso à informação melhora a formação do nível terciário e, ao menos em algumas disciplinas, os artigos mais citados na pesquisa, pertencem a revistas de Acesso Aberto (AA). As publicações científicas utilizam, entre outros, dois sistemas de financiamento que não se excluem mutuamente: a) o leitor, ou uma instituição, paga direito ao acesso à Informação mediante a assinatura; b) o autor paga direito à revisão e à publicação de seu artigo. Ambos os sistemas limitam o acesso ao conhecimento. Nas revistas com alto fator de impacto, a maioria dos artigos publicados provêm de países com alto nível de recursos financeiros, ainda que sejam os menos numerosos. Na Fisiologia Médica, o AA tem sido relevante na divulgação do novo conhecimento e nas propostas de estratégias educativas. Este trabalho descreve os mecanismos de Acesso à Informação para estudantes e docentes em uma disciplina médica básica. Também propõe um sistema de AA para melhorar a qualidade na formação-pesquisa-atenção através do aprimoramento do aprendizado da Fisiologia Médica e discute a factibilidade de sua aplicação.
Direitos de Autor (c) 2012 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.