As competências digitais como elemento transversal no ensino superior. Um estudo de caso na formação inicial de professores no equador
Resumo
Este artigo nasce da necessidade de analisar as competências digitais presentes nos estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Educação da Universidade Central do Equador no âmbito da sua formação inicial de professores. Desta forma, são abordadas três dimensões fundamentais do trabalho docente atual: Gestão Tecnológica Operacional, Desenho de Ambientes de Aprendizagem e Consciência Ética e Social. Também se destaca a relevância da formação digital necessária para enfrentar os desafios do novo paradigma educativo ao introduzir as TIC nas práticas educativas conforme o século XXI. De igual modo, reconhece-se a necessidade de apropriação dos novos modelos e postulados sobre o processo de ensino-aprendizagem, as novas metodologias, as suas funções e, sobretudo, as competências digitais como ponto fundamental do desenvolvimento educativo. Com base nestas problemáticas, a investigação insere-se num trabalho colectivo que pretende, através da investigação realizada, contribuir para a melhoria da formação inicial de professores, assumindo os processos formativos como um contributo para o processo de ensino-aprendizagem. Foi realizado um desenho de investigação aplicada, apoiado em dados qualitativos e quantitativos, recorrendo a vários instrumentos de obtenção de informação empírica: entrevistas, análise de materiais documentais, grupos de discussão e inquéritos.
Direitos de Autor (c) 2023 Rosabel Roig-Vila, Diego Sierra Pazmiño
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.