Tecnología y resolución de conflictos socio-espaciales: la agricultura urbana como alternativa al desarrollismo
Resumo
La ocupación territorial de la Región de los Valles del Tuy (RVT) obedeció geo-históricamente al aprovechamiento agrícola de sus valles y las bondades fluviales del río Tuy. Sin embargo, a raíz de su relación periférica con Caracas, presentó una ocupación territorial que al no ser planificada ni organizada, derivó en una diversidad de conflictos socio-espaciales. Por su parte, la agricultura urbana se presenta como una alternativa al desarrollismo que traza, a partir de su vocación agrícola geohistóricamente comprobada. En esta investigación se diseñó un plan de acción tomando a la agricultura urbana como principal nodo alternativo al desarrollismo de la RVT, que construye los cimientos necesarios para alcanzar el equilibro de los sistemas socio-ecológicos de la Región, orientados en la filosofía del buen vivir y no en el desarrollismo.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.