Aportes Teóricos e Reflexões da Prática: A Emergente Reconfiguração dos Currículos Universitários

  • Maria Isabel da Cunha

Resumo

Tendo como referéncia a universidade, o texto aborda as relacoes entre as questoes pedagógicas e as estruturas político socias presentes na sociedade, que dilo contorno as decisaes que se tomam neste espacao académico. Neste contexto, o currículo tem sido um instrumento que significativamente revela estas concepcoes, criticando-se ao atual modelo, alicercado nas concepcoes positivistas de ensinar e de aprender. A possibilidade de transformacao da prática atual, passa por uma reconfiguracao de ordem epistemológica, pedagógica e política.

Estas reflexoes sao decorrentes de urna investigacao interinstitucional desenvolvida em duas Universidades brasileiras, com referencial em Bourdieu, Bernstein e Enguita que estudou a tomada de decisoes pedagógicas no interior de Cursos de profissoes com estatuto social diferentes e com caracterizacoes economicas próprias, dentro da sociedade capitalista.

Biografia Autor

Maria Isabel da Cunha

Professora Titular, Departamento de Ensino
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Pelotas, RS Brasil.

Publicado
2019-08-20
Como Citar
da Cunha, M. I. (2019). Aportes Teóricos e Reflexões da Prática: A Emergente Reconfiguração dos Currículos Universitários. Educação Superior E Sociedade, 9(1), 11-20. Obtido de https://ess.iesalc.unesco.org/index.php/ess3/article/view/177
Secção
Artigos Dossiê temático