Política de Arquivo

Política de arquivamento

ESS Journal está comprometido com a preservação, restauração e recuperação de seu conteúdo a longo prazo, portanto, nosso website é desenvolvido sob Open Journal Systems (OJS) o qual é um software de código aberto desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP) que conta com o serviço Portico ou CLOCKSS, através da qual a Rede de Preservação PKP (PKP PN) ópera para preservar digitalmente as revistas OJS através do programa LOCKSS, a fim de criar arquivos permanentes de revistas, visando preservar o conteúdo original e restaurá-lo se necessário, bem como proporcionar uma forma de distribuição desses arquivos para bibliotecas e repositórios digitais.

Desta forma, esta política de repositório se baseia no armazenamento de informações em formatos amplamente utilizados atualmente, aumentando assim a probabilidade de que quando um formato se torna obsoleto ainda haja software disponível para sua conversão, exemplos de tais formatos: HTML e PDF.

Além do acima exposto, a ESS desenvolveu vários processos, conforme os protocolos de segurança do IESALC da UNESCO como patrocinador da revista, a fim de garantir a acessibilidade permanente dos objetos digitais que hospeda em seus próprios servidores, tais como: cópias de segurança, monitoramento do ambiente tecnológico para prever possíveis migrações de formatos ou softwares obsoletos, a manutenção de metadados de preservação digital e o uso do DOI´s (Digital Object Identifier) como um identificador único e permanente para publicações eletrônicas.

Além disso, muito em linha com a política de acesso aberto, essa política de arquivamento da ESS permite: Auto-arquivamento do preprint; para isso, antes da publicação final, os autores são incentivados a arquivar sua versão do preprint em seus sites pessoais e institucionais, em redes sociais científicas, em repositórios, em gerenciadores bibliográficos. Recomenda-se aos autores que a pré-impressão incorpore formalmente a seguinte declaração: “Esta é a versão eletrônica de um artigo aceito para publicação na ESS [nº/ano], já disponível on-line no site oficial por meio de seu DOI”. Uma vez publicado, os autores devem declarar: “Esta é a versão eletrônica de um artigo publicado na ESS [nº/ano]. A versão definitiva está disponível no site oficial, na data indicada no preprint, por meio de seu DOI”.

Em relação ao auto-arquivamento do post-print, a ESS permite que os autores reutilizem os trabalhos publicados. Para isso, ela incentiva os autores, sempre que possível e aplicável, a depositar os dados que sustentam os resultados de suas pesquisas em um repositório público, ou seja, o post-print (versão final em PDF do editor) pode ser arquivado para fins não comerciais. Entre outros, são recomendados os seguintes:

  • Redes sociais (Facebook, X-formerTwitter, LinkedIn...).
  • Repositório institucional de sua universidade e repositórios públicos (Mendeley, Cosis...).
  • Redes sociais científicas (ResearchGate, Academia.edu, Kudos...).
  • Site pessoal ou institucional, blog, etc.
  • Google Scholar, ORCID, ResearchID, ScopusID, Dimensions, PlumX...