Equidade no Ensino Superior Latino-americano: Dimensões e Indicadores

Palavras-chave: Equidade no ensino superior, Acesso, Abandono, Graduação, América Latina

Resumo

Este artigo analisa os indicadores de equidade na educação superior na Argentina, Chile e Uruguai nas fases de conclusão do ensino médio, acesso, persistência e graduação no ensino superior e formação avançada de capital humano. Entre os achados, cabe destacar que a principal barreira para o acesso das camadas de baixa renda ao ensino superior é a conclusão do ensino médio. Embora as taxas de educação superior mostrem lacunas de acesso de acordo com o nível socioeconômico, a desigualdade social é reduzida na Argentina e no Uruguai quando essas taxas são calculadas entre os concluintes do a ensino médio. Nos três países, a evasão é maior nos setores de baixa renda e na Argentina e no Uruguai, entre os alunos da primeira geração. A baixa graduação, principalmente no Uruguai e na Argentina, impacta negativamente em a proporção da população adulta com ensino superior completo. A análise desse indicador de acordo com o nível socioeconômico mostra diferenças consideráveis de desigualdade. Por fim, o conjunto de indicadores examinados revela que as mulheres nos três países superam os homens em taxas de conclusão do ensino médio, matrícula, persistência e conclusão do ensino superior e na proporção de jovens com ensino superior completo.

Biografias Autor

Ana García de Fanelli, CONICET

Pesquisador Principal do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) Argentina na área de Educação Superior do CEDES (Centro de Estudos do Estado e da Sociedade) e Professor da Universidade de Buenos Aires. Suas principais linhas de pesquisa são a análise comparativa de políticas de ensino superior, o estudo da evasão e da graduação e as políticas de financiamento universitário.

Cecilia Adrogué, CONICET

Pesquisador adjunto do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET) Argentina no Departamento de Economia da Universidade de San Andrés. Suas principais linhas de pesquisa são a análise de políticas educacionais, o estudo da evasão e da graduação em níveis de ensino médio e superior, bem como a equidade de oportunidades educacionais.

Publicado
2021-05-01
Como Citar
García de Fanelli, A., & Adrogué, C. (2021). Equidade no Ensino Superior Latino-americano: Dimensões e Indicadores . Revista Educação Superior E Sociedade, 33(1), 85-114. https://doi.org/10.54674/ess.v33i1.339