Universidad y Medio Ambiente en América Latina y el Caribe. Continuidad y avances del proceso iniciado en el Seminario de Bogotá
Resumo
Grande parte dos avanços atuais das universidades da América Latina e do Caribe em suas contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são resultado do processo de institucionalização de seu compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Uma das marcas históricas mais importantes desse processo foi o I Seminário Universidade e Ambiente para a América Latina e o Caribe, realizado em Bogotá em 1985. Além da Carta de Bogotá e das Dez Teses sobre meio Ambiente na América Latina, o evento aprovo um Plano de Ação Regional sobre Universidade e Meio Ambiente e uma ampla gama de Critérios e Recomendações para a Incorporação da Dimensão Ambiental em Programas de Ensino Superior. No total, 95 atividades ou linhas de ação foram concordadas no Seminário de Bogotá. Muitas dessas recomendações foram implementadas nos últimos 35 anos. Este artigo apresenta os últimos desenvolvimentos em três linhas de trabalho que coincidem com recomendações semelhantes que estão sendo feitas atualmente pela convocação de instituições de ensino superior da região para contribuir para a implementação da Agenda 2030.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.