Racismo, exclusão e desigualdades no sistema universitário argentino. Aprendizagens de uma consulta a estudantes e profissionais de povos indígenas da província do Chaco
Resumo
A Argentina é um dos países mais avançados da América Latina em matéria de direitos humanos. Destaca-se também pelos regulamentos gratuitos e amplamente inclusivos do seu sistema universitário público. No entanto, apresenta desigualdades estruturais racistas, inconsistências legais e inadequações de políticas públicas que violam os direitos constitucionais das pessoas e comunidades afrodescendentes e indígenas de acessar e ter uma exitosa trajetória no ensino superior culturalmente. As primeiras secções deste artigo oferecem uma breve análise da importância e dos desafios do problema levantado e da sua relação com a reprodução e naturalização do racismo na sociedade argentina. Posteriormente, visando aprofundar a compreensão de alguns destes problemas, apresenta alguns resultados de uma consulta exploratória realizada com um grupo de estudantes e profissionais de povos indígenas da província do Chaco. Finalmente, expõe algumas lições e recomendações derivadas desta consulta.
Direitos de Autor (c) 2023 Daniel Mato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.