A dimensão histórica do conhecimento livre na América do Sul: mudando as tradições
Resumo
Tendo em conta os estudos sociais regionais, da ciência e dos estudos críticos do desenvolvimento regional, nos perguntamos: quais possibilidades têm tido os indivíduos e instituições de gerar e aprender conhecimentos destinados às necessidades pluriculturais, humanas e sustentáveis? Mais concretamente: o conhecimento livre das CTIC contribui para incrementar estas possibilidades? A perspectiva social da qual abordamos o “impacto do Open Access na Educação Superior da América Latina” é o resultado do encontro de duas agendas teórico-metodológicas: a dos Estudos Sociais da Ciência e a dos Estudos Críticos sobre o Desenvolvimento, enfocadas na América do Sul, América Central e Caribe. Para responder a estas questões abordamos a dimensão histórica de práticas sociais e acadêmicas – infocultura – de geração e difusão do conhecimento da Europa à América Latina. Esta aproximação contribuirá para identificar como se consolidaram as tradições privatizadoras dos processos de geração de conhecimentos e aprendizados nas instituições acadêmicas da região desde o século XV. Os diagnósticos recentes de infoestrutura, internacionais e regionais, indicam que as repercussões das CTIC na academia constituem um processo social que apenas começa. No entanto, em menos de uma década foram promovidas práticas sociais alternativas –livres– às tradicionais que poderiam contribuir para a transformação de normas, valores e processos.
Direitos de Autor (c) 2012 Revista Educação Superior e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.