Contribuições da universidade para o acesso à justiça via direitos na área da saúde e para o desenvolvimento sustentável
Résumé
Este artigo objetiva analisar a atuação de Instituição de Ensino Superior (IES) na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mediante análise de experiência vivenciada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Brasil com desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa para efetivação do acesso à justiça nas relações no âmbito da saúde. As ações universitárias se voltaram à investigação de metodologias dialógicas, especialmente da mediação, como meio para promover o acesso à justiça na área da saúde e a efetivação do direito à saúde. Referidas ações envolveram pesquisa teórica, incluindo investigação doutrinária, legislativa e comparada, e pesquisa de campo, pela participação em reuniões multiprofissionais hospitalares e realização de entrevistas com profissionais de instituição de saúde. Pelas ações universitárias realizadas, constatou-se a possibilidade da efetivação do acesso à justiça pela via dos direitos no âmbito da saúde. Identificou-se, por meio da inclusão dos procedimentos e práticas da mediação nos serviços de saúde, que a mediação é meio hábil a fortalecer e ampliar a participação e a efetivação dos direitos, colaborando para a concretude do ODS 16. Essas práticas e os resultados alcançados evidenciaram o papel crucial da IES e da universidade na consecução dos ODS.
Avis de droit d'auteur
Le droit d'auteur permet de protéger le matériel original et d'empêcher l'utilisation du travail d'autrui sans autorisation. L'UNESCO IESALC adhère aux licences Creative Commons dans le cadre de la publication en libre accès de l'ESS. Plus précisément, les textes publiés dans cette revue sont soumis à une licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) : ils peuvent être copiés, distribués et diffusés à condition de citer l'auteur, la revue (Revista Educación Superior y Sociedad) et l'institution éditrice. L'utilisation commerciale n'est pas autorisée. La licence complète peut être consultée à l'adresse https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ L'ESS demande aux auteurs d'accepter l'avis de droit d'auteur dans le cadre du processus de soumission. Les auteurs conservent tous les droits.
Attribution - NonCommercial (CC BY-NC 4.0)
Cette revue ne fait pas payer les auteurs pour la soumission ou le traitement des articles. Les auteurs des contributions recevront un accusé de réception indiquant que leur travail est parvenu à l'équipe de rédaction de la revue.